Sobre a ABESO

A Abeso é uma sociedade multidisciplinar sem fins lucrativos que reúne cerca de 500 associados espalhados por todo o país, das diversas categorias profissionais envolvidas com o estudo da obesidade, da síndrome metabólica e dos transtornos alimentares: endocrinologistas, nutricionistas, clínicos gerais, cardiologistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, pediatras, nutrólogos, professores de educação física, fisioterapeutas, etc. 

Missão

Difundir o conhecimento de que a obesidade é uma doença grave que precisa ser prevenida, diagnosticada e tratada precocemente.

Visão

Ser fonte de informações corretas sobre a obesidade e suas complicações, lutando pela ética na abordagem do paciente com excesso de peso e repudiando práticas não reconhecidas cientificamente.

Valores

- Ética.

- Conhecimento científico.

- Respeito ao paciente.

- Independência.

Nossa história

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) foi criada em 14 de agosto de 1986, tendo sido a ata de sua fundação registrada em 8 de setembro de 1986 no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (4o ofício).

A ata, assinada pelo Professor Alfredo Halpern, primeiro secretário da Associação, salientava a importância que a obesidade vinha assumindo nos últimos anos, particularmente pela sua morbimortalidade e pelo crescimento extraordinário de publicações a respeito dela. Neste sentido, o Presidente eleito por aclamação, Professor Geraldo Medeiros Neto e os demais sócios fundadores enfatizaram a necessidade de criação de uma associação que, à semelhança do que já aconteceria nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França, Itália, Argentina e outros países, reunisse “profissionais ligados, de alguma forma ao estudo, pesquisa terapêutica e orientação de pacientes com obesidade e doenças afins como diabetes e hiperlipidemia”.

Relação com a Iaso (International Association for the Study of Obesity): a Abeso afiliou-se à IASO em reunião realizada em 1996 no Congresso Internacional de Obesidade realizado em Jerusalém.

Relação com a Flaso (Federación Latinoamericana de Estudios sobre la Obesidad): a Abeso é uma das sociedades integrantes da Flaso desde a sua Fundação em 1987 (Santiago do Chile).