O que é a ABESO, Histórico, Estatuto ...
Diretoria da ABESO
Consultar a Lista de Associados
Como se Associar
Revista ABESO
Eventos / Cursos
Obesidade em Notícia
Receitas Light
Dicas
Perguntas mais Freqüentes (FAQ´S)
Dúvidas sobre Obesidade? Esclareça-as com especialistas em cada área.
Calcule o Seu IMC
Artigos
Downloads
Links (Sites de Interesse)
Entre em contato

Diabetes 2007 – Congresso da SBD reuniu especialistas de destaque em diversas áreas, entre elas a obesidade.

Artigos sobre Obesidade – O Tratamento Comportamental e a Abordagem Farmacológica são os assuntos tratados nesta edição.

 

Palavra do Presidente

Balanço
2006/2007

Ao assumirmos a Presidência de uma sociedade o fazemos com uma série de planos e objetivos, alguns exeqüíveis e outros na categoria dos sonhos. Com a atual Diretoria da ABESO não foi diferente e acredito que conseguimos ir um pouco além dos exeqüíveis, adentrando no mundo dos sonhos. A reestruturação da revista foi uma das primeiras atitudes. A participação do Bruno Geloneze, como editor-chefe, e da Informed foram fundamentais para esta mudança. Editamos bimestralmente 3.000 exemplares da revista, distribuídos aos associados e a 120 assinantes, não profissionais da área da saúde. O site da ABESO também passou por algumas modificações, está sendo atualizado com maior freqüência e recebe uma média de 60.000 visitas por mês.

Os departamentos de Nutrição, Psiquiatria, Atividade Física, Obesidade Infantil, Epidemiologia, Medicamentos e Cirurgia Bariátrica continuam em plena atividade. Em nossa gestão criamos o Departamento de Síndrome Metabólica e escolhemos, juntamente com as Diretorias Regionais da SBEM, um representante da ABESO em todas as Regionais. Aos representantes dos departamentos que assessoram a Diretoria e que, anonimamente, respondem às inúmeras questões enviadas diariamente para o nosso site, o nosso maior agradecimento. Objetivando a educação continuada, firmamos parceria com o Laboratório Medley, o que nos possibilitou a realização de cursos mensais, com carga de 8 horas, voltados para endocrinologistas, clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas
e demais especialistas com interesse em obesidade. Realizamos, nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, três cursos em 2006 e oito cursos em 2007, sendo que cada um deles foi assistido por 30 a 50 colegas. Em cada uma destas cidades temos um coordenador que estrutura sua equipe para abordar os seguintes temas: etiologia e fisiopatologia, co-morbidezes, avaliação clínica, dietoterapia e atividade física, tratamento farmacológico, cirurgia bariátrica e discussão de casos clínicos.

Estabelecemos parcerias também com outros laboratórios e, graças à competente atuação da Claudia Cozer na Tesouraria, a saúde financeira da ABESO vai muito bem.

A ABESO, juntamente com a SBEM, instituiu um “Grupo de Especialistas pelo Tratamento Ético da Obesidade”, constituído pela Diretoria da ABESO, três representantes da SBEM e por alguns ex-presidentes da ABESO, que sempre se preocuparam com a ética no tratamento da obesidade. Este grupo tem se pronunciado em questões éticas e participou ativamente das reuniões da ANVISA sobre formulações magistrais. Infelizmente, apesar de todas as evidências apresentadas sobre os abusos cometidos na formulação magistral no tratamento da obesidade, a ANVISA editou a Resolução – RDC n° 58, de 5 de setembro de 2007, que praticamente mantém o “status quo”.

Por iniciativa do Departamento de Epidemiologia, instituímos o “Censo Nacional de Pesquisas em Obesidade”, que visa fazer um banco de dados sobre as pesquisas realizadas no Brasil nesta área.

A ABESO contratou uma assessoria de imprensa, que tem feito uma importante ligação entre a nossa sociedade e a mídia.

As diretrizes de obesidade foram elaboradas na gestão anterior, presidida pelo Giuseppe Repetto. Fazendo parte do projeto, as diretrizes foram publicadas, em vários fascículos, pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal. O objetivo da atual Diretoria era ter as suas diretrizes publicadas na íntegra, em um único fascículo. Mas, neste curto espaço de tempo, devido ao rápido evoluir da Medicina, alguns capítulos se desatualizaram.

A Lucia Carraro foi encarregada pela Diretoria da ABESO de coordenar sua atualização e, graças ao seu empenho, pudemos entregar as Diretrizes no Congresso Brasileiro de Obesidade.

Um agradecimento especial à Vice-Presidente, Rosana Radominski, por sua amizade e seus conselhos sempre oportunos.

Com a participação de 1817 congressistas, realizou-se no Hotel Transamérica, em São Paulo, o XII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Durante o Congresso foi eleita a nova Diretoria para o biênio 2008/2009, presidida pelo Marcio Mancini, à qual desejamos sucesso. Foi também decidido que o próximo congresso acontecerá em Salvador em 2009 e que o Simpósio Brasileiro sobre Síndrome Metabólica ocorrerá em Curitiba, nos dias 30 e 31 de maio de 2008.

Acreditamos que, com estas ações, a atual Diretoria contribuiu para o engrandecimento científico da ABESO e para a ética no tratamento do paciente obeso.

Um grande abraço,
Henrique Suplicy
Presidente da ABESO 2006/2007