O que é a ABESO, Histórico, Estatuto ...
Diretoria da ABESO
Consultar a Lista de Associados
Como se Associar
Revista ABESO
Eventos / Cursos
Obesidade em Notícia
Receitas Light
Dicas
Perguntas mais Freqüentes (FAQ´S)
Dúvidas sobre Obesidade? Esclareça-as com especialistas em cada área.
Calcule o Seu IMC
Artigos
Downloads
Links (Sites de Interesse)
Entre em contato

Síndrome Metabólica – Discutir o assunto é essencial para a prevenção de diversas doenças, mas as Sociedades internacionais não chegam a um consenso. Entrevista com Dr. Henrique Suplicy aborda estas e outras questões.

Posicionamento Oficial – ABESO, SBEM e SBD, integrantes do GETO, tomam posição contra a divulgação, pela Anfarmag, do Guia sobre Farmacoterapia da Obesidade.

SM em Migrantes – Resumo de artigo e comentários dos Drs. Thomaz Cruz e Judith Pousada sobre trabalho “Síndrome Metabólica em Migrantes Espanhóis para o Brasil – Resultados Inesperados”.

Palavra do Presidente

Excesso de Informação Médica para a População Leiga

Até recentemente os pacientes obtinham de seus médicos o conhecimento de assuntos relacionados à medicina. Atualmente este conhecimento é obtido na internet, em websites, TVs a cabo, programas médicos, revistas e jornais, que têm ânsia pela última novidade. O número de páginas nas revistas leigas com assuntos médicos quadruplicou nos últimos 20 anos. Antes de receber as revistas científicas que assinamos, já tomamos conhecimento de seus artigos pela imprensa leiga, que os publica geralmente de forma sensacionalista.

Vou comentar um segmento destas notícias, a alimentação, que diz respeito à ABESO, mas que pode ser extrapolado para qualquer outro setor da medicina.

Peixes - Fazem bem devido ao ômega 3, mas em 2001 surgiram preocupações com o mercúrio que os peixes contêm e, em 2004, os peixes foram inocentados...

Ovos - Na década de 80 eram contra-indicados, pois contribuíam para a doença cardiovascular.

Na década de 90 surgem estudos com conclusões desencontradas, alguns dizendo que a ingestão de ovos não aumenta o colesterol...

Leite - Dietas ricas em laticínios são indicadas para prevenção de osteoporose. Em 1997 a Universidade de Harvard publicou um estudo que mostra que mulheres que bebem mais leite não sofrem menos fraturas ...

Café - Os especialistas acreditavam que o café poderia causar hipertensão e doença coronariana.

Estudos de 1990 refutam esta relação. Em 2002 um estudo do Johns Hopkins revelou que pessoas que bebem café têm pressão arterial mais alta do que as que não bebem, mas que o café não é o fator determinante da hipertensão...

Vinho tinto - No início da década de 90, descobriu-se que o vinho contém substâncias benéficas ao coração. Mas em 1996 um estudo de Harvard revelou que não só o vinho tinto, mas qualquer bebida alcoólica seria benéfica ao coração. Agora os especialistas dizem que uma a duas taças ao dia podem
ser benéficas, mas devemos ter cuidado com o alcoolismo....

Gorduras - Todas eram maléficas, agora algumas são boas. Alguns alimentos fat free são altamente calóricos. A margarina era melhor que a manteiga, que contém gordura saturada, mas atualmente a margarina virou veneno, pois tem gordura trans...

Se para nós, médicos, é difícil interpretar estes fatos, imaginem para a população leiga que se depara com estas informações díspares todos os dias.

O grande desafio nas pesquisas com alimentos é que, além das variáveis genéticas e de estilo de vida de cada indivíduo, ninguém consegue comer apenas um tipo de alimento.

Os cientistas devem reportar seus achados da forma mais palatável possível, mas tendo consciência de que a realidade é bem mais complexa. Todos procuram uma solução imediata, tentando colocar as suas conclusões como definitivas, mas ciência leva tempo.

E como fica a população que muda seu estilo de vida de acordo com a última pesquisa? Podemos dizer: tome a última pesquisa com um pouco de sal ou de açúcar, mas cuidado, pois isto pode não ser saudável.

Um grande abraço,
Henrique Suplicy
Presidente da ABESO 206/2007