Busca:

Perguntas Frequentes » Departamento de Cirurgia Bariátrica

1 - Solicito informações sobre a cirurgia para a obesidade mórbida, e em especial a de colocação de balão intragástrico.
Gostaria de saber se é realmente o melhor escolha para uma pessoa que tem 42 anos, mede 1,78 e pesa mais de 125 Kg, muito ocupada e estressada, e durante vinte anos vem acumulando esses quilos extras, realizando dietas nas quais perde algum peso, mas como não são muito eficazes, acaba voltando ao peso anterior, ou até supera-o. Isso sempre preocupou toda a família, mas agora acredito que necessite uma solução mais radical, já que começa a apresentar níveis glicêmicos elevados e uma hipertensão arterial de aproximadamente 160x90mmHg, comorbidades que não possuía anteriormente.

Sua mensagem foi encaminhada ao Departamento de Cirurgia Bariátrica da ABESO, que enviou a seguinte resposta:

Trata-se de um caso de obesidade mórbida (imc 39,4 kg/m2) com complicações (hipertensão arterial e diabetes mellitus). A cirurgia da obesidade (gastroplastia) estaria indicada para redução de peso e melhora clínica, caso ele já tenha tentado um tratamento clínico bem conduzido ( Educação Alimentar, atividade física e medicamentos) sem o sucesso esperado.
Essa cirurgia pode ser feita, inclusive, por laparoscopia, o que implica em um tempo de internação menor e um pós operatório de recuperação mais rápida.
A cirurgia leva, em média, a uma perda de peso de 40% em 6meses. Um tempo de internação hospitalar de 3dias e uma afastamento temporário do serviço de 15 dias. Existe nos primeiros 30 dias a necessidade do paciente só ingerir líquidos ( sopa, sucos, caldos,.....) para não fracionar os pontos. Mas, o mais importante é o paciente estar ciente dos detalhes cirúrgicos, complicações e"vida" no pós operatório. Para isso, ele precisa participar de uma reunião multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e pacientes operados) que é realizada uma vez por mês no Hosp. Beneficiência Portuguesa (6ª feiras á noite ) e no Hosp. Albert Einstein ( sábados de manhã). Pois a decisão final é dele!
O balão infra-gástrico é passado por endoscopia e não necessita de internação hospitalar. Conseguimos com ele uma perda de peso máxima de 20% em 6meses. Hoje, usamos essa técnica para reduzir , peso de paciente muito obeso , paqra irem para uma cirurgia com melhores condições clínicas.

2 - Sou de São Paulo, e gostaria de saber se alem do HC de SP, existem outros órgãos que façam essa cirurgia, ou ate mesmo clinicas e convênios particulares pois, tenho um sobrinho de 25 anos que é obeso mórbido e sente-se muito mal com essa situação.
Sua mensagem foi encaminhada ao Departamento de Cirurgia Bariátrica da
ABESO, que enviou a seguinte resposta:

A cirurgia de obesidade é hoje realizada em quase todos os hospitais de São
Paulo. É importante você se informar sobre a experiência do cirurgião e de sua
equipe. Os convênios médicos vêm cobrindo esse tipo de cirurgia, quando bem
indicadas.

Realizamos, reuniões (abertas ao público) para informações sobre as diversas
técnicas cirúrgicas, complicações e bate papo com pacientes já operados, uma
vez por mês no Hosp. Beneficiência Portuguesa ( 6ª feira á noite) e Hosp.
Albert Einstein ( Sábado pela manhã ), maiores informações pelo telefone
(11) 3747-3018.

3 - Gostaria de saber como é a cirurgia, quanto custa e se vocês fazem aplicações de enzimas.

Nós somos contra as aplicações de enzimas para o tratamento da obesidade porque tal procedimento nunca mostrou resultados satisfatórios em revistas médicas conceituadas, inclusive nunca foi realizado um trabalho científico sério neste sentido.
A cirurgia de gastroplastia tipo Capella é realizada em obesos com IMC > 35 (peso/ altura2), e consiste na redução do estômago com o uso de grampos (sua câmara passa a ter um volume de 20ml). Com essa técnica consegue-se uma redução de peso de 40% em 6-12 meses. Existe um site na internet de pacientes operados para você conversar um pouco com eles e nós fazemos reuniões mensais no hospital Albert Einstein (São Paulo) onde explicarmos essa técnica e outras com detalhes.
A maioria dos convênios médicos pagam essa cirurgia quando há uma real indicação médica. Mas a cirurgia custa em torno de 7.000,00 a 10.000,00 a parte médica.

4 - Gostaria de obter informações sobre o número de cirurgias bariátricas realizadas anualmente no Brasil, na rede pública e privada.
Resp. Dr. Mottim
Esta informação não existe de forma precisa, estima-se que sejam feitas , atualmente, perto de 25.000 cirurgias/ano no total.

5 - Gostaria de saber qual o valor da cirurgia?
Resp. Dr. Mottim
Em torno de 12 mil reais e isto depende do tipo de cirurgia, método e local em que vais fazer.

6 - Gostaria de saber quais são as indicações de tal procedimento sobre o Balão.
Resp. Dr. Mottim
O balão não é uma cirurgia e é temporário funcionado dentro de limites de emagrecimento de 10 a 15 Kg. Está indicado para grandes obesos que não podem operar com o peso que estão, para obesos menores que querem emagrecer e para obesos com indicação cirúrgica que não querem operar.
 

Copyright © 1998-2013 ABESO - Todos os direitos reservados.