Notícias Dicas


VIII CBTAO Debaterá Contribuições da Neurociência

VIII CBTAO Debaterá Contribuições da Neurociência

VIII CBTAO Debaterá Contribuições da Neurociência

Por Beth Santos

De 11 a 13 deste mês de junho acontece em São Paulo, SP, o VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade (CBTAO). O evento é uma realização do Programa de Orientação e Assistência aos Pacientes com Transtornos Alimentares (Proata) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e apresentará debates sobre as contribuições da Neurociência na compreensão dos transtornos alimentares, além de discussões sobre as abordagens clínicas do problema.

No VIII CBTAO serão apresentados resultados de pesquisas e um modelo de intervenção psicoeducacional para compulsão alimentar, de autoria do psicólogo e pesquisador do Proata, Sergio Stefano. O projeto pretende verificar a eficácia de um manual psicoeducativo como primeira intervenção no tratamento de pacientes com compulsão alimentar, que tenham majoritariamente a obesidade associada.

Além dos especialistas da Unifesp, estarão presentes ao evento diversos profissionais da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os palestrantes internacionais até o momento confirmados está a diretora da Unidade de Transtornos Alimentares e professora de Psiquiatria do Guys, Kings & St. Thomas Medical School, da Universidade de Londres, Janet Treasure – responsável pelo desenvolvimento de um novo modelo de intervenção para cuidadores (pais e profissionais) de portadores de anorexia nervosa; e os psiquiatras Armando Barriguete Meléndez, presidente da Fundação Franco-Mexicana para a Medicina e assessor do Secretário de Saúde do México; e Ovídio Bermudez, da Academia Americana de Pediatria.


 

Colunistas