11 de maio de 2016
  • compartilhar:

Vício em videogame em crianças: privação de sono e riscos à saúde

Crianças e jovens com alta tendência compulsiva para videogame podem estar em risco de privação do sono e distúrbios associados com a obesidade e problemas de saúde cardiometabólica

O estudo, publicado na revista científica PLoS ONE, analisa o fenômeno e seu impacto na saúde dos jovens.

Os pesquisadores do Hospital Infantil de McMaster e California State University, Fullerton fizeram graves descobertas, dado o aumento da dependência de videogames, disse ela.

"Este é um fenômeno importante para entender. Nós estamos vendo que algumas crianças e adolescentes desenvolvem sérios sintomas de dependência", ressaltam os autores, afetando uma população vulnerável de crianças e jovens, o que pode impactar as interações sociais entre os jovens e, como mostra nossa pesquisa, influenciar as questões de saúde.

Para a pesquisa, a equipe estudou um grupo de crianças e adolescentes com idades entre 10 a 17 anos que estavam em programas de gestão de estilo de vida – ou para controle de peso ou alterações lipídicas. O estudo analisou se os hábitos de videogames do grupo tiveram impacto sobre os hábitos de sono, obesidade e saúde cardiometabólica.

Usando rastreadores, a equipe monitorou a duração do sono e comparou isso com o uso de videogame dos participantes. Os dados mostraram que os sintomas de dependência ao videogame resultaram em sono mais curto, que, por sua vez, foi relacionada com a pressão sanguínea elevada, de baixo colesterol HDL, triglicérides elevados e alta resistência à insulina.

É importante notar que este era um grupo específico de crianças e adolescentese não se sabe se esta informação se aplica à população em geral, alertam os pesquisares.

Para os cientistas, é urgente direcionar comportamentos de vida precoces, para evitar essas situações.

Link para o estudo, aqui.

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO