Notícias Dicas


Ver TV Demais Leva a Excessos Alimentares

Ver TV Demais Leva a Excessos Alimentares

Ver TV Demais Leva a Excessos Alimentares
Por Beth Santos

Em trabalho publicado na Revista Chilena de Nutrição, os pesquisadores Arturo Moreno e Luis Toro Zapata, da Escola de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de São Luis de Potossi, no México, afirmam que “usos exagerados da TV estão relacionados com um grande consumo de gorduras e açúcar e maior consumo de fast food”.

A pesquisa mexicana foi realizada com crianças de 6 a 13 anos, de classe média, e concluiu que cerca de 80% delas comem enquanto vêem TV ou vêem TV enquanto comem. Em torno de 41% assistem de uma a três horas diárias de televisão e 29% passam mais de três horas ligadas na programação. Segundo os pesquisadores, os dados estatísticos levantados – que revelam que 3,4% das crianças apresentaram um índice de massa corporal (IMC) maior que 27 – já preocupam e indicam necessidade de alerta para o que ocorrerá com o peso desta população na idade adulta.

Os autores da pesquisa afirmam que a obesidade “se associa à equação criança/televisão/consumo e a pesquisa contribui para os esforços da comunidade médica no tratamento da disfunção, destacando e visualizando as relações entre o problema de saúde e o ato de assistir TV.


 

Colunistas