25 de julho de 2012
  • compartilhar:

USP Propõe Criação de Novo Índice de Massa Corporal

USP Propõe Criação de Novo Índice de Massa Corporal

Estudo da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, propõe a criação de um novo IMC (Índice de Massa Corporal). O foco principal da medida são as pessoas com peso normal ou leve sobrepeso, mas que podem ter chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Conhecido mundialmente, o IMC
é uma medida antiga, do século XIX. Trata-se de um cálculo rápido para saber se alguém está muito acima ou muito abaixo do peso ideal.

A conta é feita da seguinte forma: divide-se o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura. O peso é considerado ideal quando o IMC está entre 20 e 25. Acima disso passa a ser sobrepeso. Mais do que 30 é considerado obesidade.

A medida do estudo da USP pode ser o primeiro IMC brasileiro, já que não há registro de cálculos semelhantes no país.

Aparelho

Para chegar ao resultado, além de saber o peso e a altura da pessoa, esse estudo utiliza um aparelho de impedância bioelétrica.

Semelhante a uma balança doméstica, mas com fios que se ligam a dois bastões, o aparelho possui duas hastes nas quais a pessoa segura durante 30 segundos. Assim, por meio da corrente elétrica, é calculada a chamada massa gorda, ou seja, tudo o que não é osso, órgão etc.


De acordo com a nutricionista Mirele Mialich Grecco, autora do estudo, esse aparelho já pode ser encontrado em academias de ginástica, hospitais e clínicas de endocrinologistas e nutricionistas.

É o detalhe de calcular a gordura do corpo o diferencial do estudo da USP.

O Tradicional

Pelo IMC tradicional, um indivíduo com 1,70 m e 72 kg estaria com peso dentro do esperado (IMC 24,9). Já no IMC “brasileiro”, se o aparelho constatasse que a mesma pessoa tem 32% de quantidade de gordura em seu corpo, o índice já a classificaria com risco de obesidade.

Para projetar a fórmula do IMC brasileiro, o estudo avaliou 501 estudantes da USP. Agora, a pesquisa, orientada pelo docente Alceu Jordão Junior, pretende ampliar o número e a diversidade do grupo para se aproximar de uma amostra do povo brasileiro.

Leia Mais:
Obesidade Reduz Expectativa de Vida
IMC Alto Leva a Aumento de Taxa de Mortalidade
Índice de Adiposidade Corporal: Novo Método de Avaliação

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO