Notícias Dicas


Uma Decisão Saudável

Uma Decisão Saudável

Uma Decisão Saudável
Por Beth Santos

Um compromisso público sobre a publicidade de seus produtos dirigida a crianças abaixo dos 12 anos acaba de ser firmado por 24 empresas e grupos líderes da área de alimentos e bebidas. No 
documento elas se comprometem a não veicular anúncios direcionados a esta faixa etária em qualquer meio de comunicação de massa, e também a não realizar nas escolas promoções comerciais voltadas para este público. As medidas entrarão em vigor até o final de 2009 - mesmo prazo para que as políticas específicas de cada empresa, além dos critérios nutricionais adotados, sejam divulgados.

O grupo também se comprometeu a promover práticas e hábitos saudáveis – como atividades físicas e alimentação balanceada - em seus respectivos materiais publicitários e promocionais. O compromisso será encaminhado ao Ministro da Saúde, Anvisa, autoridades dos três poderes, governadores e prefeitos de todo o país.

As seguintes companhias assinaram o documento de autorregulamentação: Ambev, Batavo, Bob’s, Burger King, Cadbury, Coca-Cola Brasil, Danone, Elegê, Ferrero do Brasil, Garoto, General Mills Brasil, Grupo Bimbo, Grupo Schincariol, Kellogg’s, Kraft Foods, Mars Brasil, McDonald’s, Nestlé, Parmalat, PepsiCo (Alimentos e Bebidas), Perdigão, Sadia e Unilever.

Propósitos da ABESO
O Presidente da ABESO, Dr. Marcio Mancini, afirmou achar “a iniciativa de regulamentar propaganda de alimentos industrializados para crianças extremamente coerente com os propósitos da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), e muito oportuna neste momento em que a Associação divulga a Campanha Nacional de Combate à Obesidade”. Mais informações sobre a Campanha encontram-se nos sites
www.abeso.org.br ou www.combataobesidade.org.br

A Dra. Fernanda Pisciolaro, do Departamento de Obesidade Infantil da ABESO, informa que “grande parte dos anúncios infantis veiculados são sobre alimentos (aproximadamente 27,5%).” A especialista comenta que “vários estudos têm demonstrado a influência da publicidade na decisão alimentar de crianças e adolescentes, com efeito quase imediato nas preferências alimentares. Assim, a decisão, em conjunto com outras ações de educação nutricional, pode ser grande aliada no combate à obesidade.”

Desdobramento
A ação das 24 empresas é um desdobramento do compromisso assumido por elas junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) e está alinhado com iniciativas idênticas já ocorridas na União Européia (11 empresas), Canadá (15), EUA (15) e Austrália (8).

Leia mais:

http://www.abeso.org.br/le_noticia.php?rnd=18751796&idnot=183
http://www.abeso.org.br/le_noticia.php?rnd=18917140&idnot=51
http://www.abeso.org.br/le_noticia.php?rnd=19188437&idnot=99

 

Colunistas