Notícias Dicas


Obesidade Infantil

Obesidade Infantil

Um novo estudo sugere que uma estratégia para a redução da ansiedade pode ajudar a diminuir excesso de peso em crianças. A técnica ajuda a treinar as crianças a prestar menos atenção à alimentação e comer menos.

Especialistas descobriram que entre os vários fatores que podem causar a obesidade, a influência de uma resposta cognitiva ou comportamental anormal a estímulos alimentares. Neste caso, o cérebro torna-se uma ferramenta que busca e espera recompensas na alimentação, o que leva a excessos no consumo.

A estratégia propõe a utilização de programas de modificação de atenção para treinar a pessoa a ignorar ou desprezar pistas ou gatilhos de problemáticas específicas. Estes programas têm sido utilizados de forma eficaz para uma variedade de problemas de saúde mental.

Em um estudo publicado na revista Appetite, Kerri Boutelle , Ph.D., o professor de pediatria e psiquiatria da Universidade da Califórnia, em San Diego School of Medicine , e colegas relatam ter usando uma única sessão de modificação atenção para diminuir excessos em obesos crianças.

Acredita-se que há um grupo de pessoas que são inerentemente sensíveis às sugestões de alimentos e, ao longo do tempo, comem em resposta a prestar atenção à comida, prestando ainda mais atenção."Ele é baseado no condicionamento pavloviano.", explicam.

A obesidade nos Estados Unidos é um problema bem documentado, com mais do que um terço dos adultos americanos considerados obesos .

A obesidade infantil é igualmente alarmante  com uma estimativa de um terço das crianças americanas (4 a 5 milhões de indivíduos) com excesso de peso ou obesos. Estas crianças apresentam maior risco para a doença cardiovascular, câncer, ortopédica e condições endócrinas, e são mais propensos a morrer mais cedo.

Boutelle e colegas investigaram se o treinamento de modificação de atenção pode ser outra maneira de tratar transtornos alimentares e obesidade em crianças. 

Fonte : Universidade da Califórnia - San Diego. Leia mais >>> Universidade da Califórnia - San Diego 

Colunistas