Notícias Dicas


Trabalhadores Paulistas Estão Acima do Peso

Trabalhadores Paulistas Estão Acima do Peso

Por Beth Santos
25 de setembro de 2008

Pesquisa sobre “Estilos de Vida e Hábitos de Lazer do Trabalhador na Indústria”, realizada pelo Sesi no Estado de São Paulo, revelou altos índices de sobrepeso e obesidade entre o público estudado, em homens e mulheres. Os trabalhadores do sexo masculino, no entanto, lideram as estatísticas em ambos os quesitos: o de sobrepeso (38,4% estão acima do peso ideal, contra 23,6% das mulheres) e o de obesidade (8,7% de homens obesos, enquanto as mulheres representam 6,3%).

Os altos índices de sobrepeso e obesidade revelados pela pesquisa preocupam os especialistas no assunto, já que o excesso de peso em geral favorece o aumento do colesterol, as doenças cardiovasculares e o surgimento do diabetes tipo 2, por exemplo. Além de prejudicar o rendimento dos trabalhadores, por causar afastamentos médicos e faltas.

Na questão relacionada à prática de exercícios físicos, ficou claro que os homens são menos sedentários que as mulheres: 19,7% deles praticam algum esporte regularmente, enquanto apenas 14,5% das mulheres fazem alguma atividade física.

 

Colunistas