Notícias Dicas


Suplemento de vitamina D poderia auxiliar na perda de peso?

Suplemento de vitamina D poderia auxiliar na perda de peso?

Estudo italiano sugere que a ingestão diária de vitamina D poderia ser um reforço na perda de peso em dietas de baixas calorias para pessoas obesos que apresentam níveis baixos de vitamina D.

De acordo com uma equipa italiana, liderada por Luisella Vigna, da Universidade de Milão, pesquisas anteriores mostraram que a deficiência de vitamina D está associada a um maior risco de obesidade e complicações relacionadas com a obesidade.

Já os estudos sobre o uso de suplementos de vitamina D para conter a obesidade têm sido inconclusivos até o momento.

O novo estudo analisou 400 pessoas com sobrepeso e obesos com deficiência de vitamina D, que foram colocados em uma dieta de baixa caloria e, em seguida, divididos em três grupos. Um grupo não tomou suplementos de vitamina D, enquanto os dois outros grupos tomaram cada 25.000 unidades internacionais (UI) ou 100.000 UI de vitamina D por mês.

Após seis meses, os participantes de ambos os grupos de suplementação de vitamina D tinham perdido mais peso e tiveram maiores reduções em suas cinturas do que aqueles que não tinham tomado os suplementos, segundo os resultados do estudo.

"Os dados actuais indicam que, em pessoas com sobrepeso e obesidade com deficiência de vitamina D, a suplmentação auxilia a a perda de peso e aumenta os efeitos benéficos de uma dieta reduzida em calorias", escreveu a equipe de Vigna. Os pesquisadores sugerem que todas as pessoas com sobrepeso e obesas devem ter seus níveis de vitamina D testados.

Estudos anteriores sugeriram que cerca de 40% dos adultos norte-americanos têm deficiência de vitamina D.

O estudo foi apresentado no XXII Congresso Europeu de Obesidade, ocorrido em Praga, República Checa, entre 6 e 9 de maio. 

Colunistas