Notícias Dicas


Sociedade Portuguesa Propõe Imposto Contra a Obesidade

Sociedade Portuguesa Propõe Imposto Contra a Obesidade

Sociedade Portuguesa Propõe Imposto Contra a Obesidade

A epidemia da obesidade já chega a um terço das crianças de Portugal. Em razão disso, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade acaba de propor a criação de um imposto sobre produtos ricos em gorduras e bebidas açucaradas.

Segundo o Dr. David Carvalho, presidente da Sociedade, a França e a Dinamarca já adotaram medidas de imposto sobre esses produtos, sendo que essa verba pode ser revertida para facilitar o consumo de produtos de melhor qualidade, como frutas e hortaliças.

Também na Polônia foram criados impostos sobre bebidas açucaradas, uma vez que muitas crianças as tomam em vez de água.

Já na Espanha, de acordo com especialistas do Instituto Médico Europeu da Obesidade (IMEO), o aumento do desemprego feminino e o consumo de produtos mais baratos e menos nutritivos para ajustar a economia doméstica à renda são alguns dos fatores responsáveis pelo aumento da obesidade, principalmente entre as mulheres.

Na opinião do presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, o que se tem feito em termos de prevenção da doença não é suficiente.

E, conforme argumenta, é mais barato prevenir a obesidade do que pagar os custos das doenças a ela ligadas – como o colesterol, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Leia Mais:

Bebidas Doces Aumentam o Risco de Doenças no Coração

Colunistas