Notícias Dicas


SM Pode Acelerar Declínio da Capacidade Cognitiva

SM Pode Acelerar Declínio da Capacidade Cognitiva

SM Pode Acelerar Declínio da Capacidade Cognitiva

Estudo francês que incluiu mais de sete mil participantes com 65 anos ou mais de idade sugere que a síndrome metabólica leva a um maior declínio da capacidade cognitiva dos idosos. 

O estudo foi publicado na edição deste mês na Neurology e realizado pelo Hospital Universitário de Bordeaux, na França, como parte do The Three-City Study (3C Study), um grande estudo que avalia a relação entre doenças vasculares e demência em indivíduos com mais de 65 anos de idade. 

Os componentes da síndrome metabólica são: obesidade visceral, alteração de glicemia, hipertensão arterial e dislipidemia (aumento dos triglicerídeos e diminuição do colesterol HDL). A hipertrigliceridemia e a diminuição do colesterol HDL (o “bom colesterol”) foram associadas com maior redução da função cognitiva global, enquanto o diabetes foi relacionado a menor desempenho em testes que avaliam a fluência verbal e a memória visual.

O declínio da capacidade cognitiva acontece normalmente em decorrência do processo fisiológico do envelhecimento. Esse estudo reforça a importância do tratamento da obesidade e do controle das doenças associadas, uma vez que tais alterações podem vir a comprometer a vida produtiva e a qualidade de vida desses pacientes.

Fonte: Neurology February 8, 2011 76:526-533.

Colunistas