Notícias Dicas


Sintomas de DDA nos Jovens Associados à Obesidade na Idade Adulta

Sintomas de DDA nos Jovens Associados à Obesidade na Idade Adulta

Sintomas de DDA nos Jovens Associados à Obesidade na Idade Adulta
27 de outubro de 2010

Pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA, revelou que adolescentes com sintomas de Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) - déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo - apresentaram 63% mais riscos de se tornarem obesos na vida adulta. Segundo os pesquisadores, quanto mais sintomas, maiores os riscos.

De acordo com o diretor do Programa de DDA e coautor do estudo, Scott Kollins, “este é o primeiro estudo a levar este conceito clínico para a população e mostrar que o que importa não é o diagnóstico de Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), mas seus sintomas”.

O estudo populacional encontrou associações entre desatenção, impulsividade e hiperatividade a massa corpórea, circunferência da cintura e pressão arterial. Foram estudados 15.197 jovens do National Longitudinal Study of Adolescent Health, de 1995 a 2009.

Publicados online no International Journal of Obesity, os resultados da pesquisa mostram que apresentar três ou mais dos sintomas estudados aumenta significativamente as chances de vir a ser obeso.

Bernard Fluemmeler, principal autor do estudo, afirma que os resultados da pesquisa revelam pistas sobre os motivos do aumento da obesidade no mundo atual. Segundo o pesquisador, “essas descobertas indicam que certas capacidades de autocontrole, como a habilidade de controlar os impulsos, podem ser importantes para entender por que algumas pessoas são mais vulneráveis à obesidade”.

Colunistas