Notícias Dicas


Síndrome Metabólica

Síndrome Metabólica

O óleo de canola pode reduzir a gordura abdominal quando usado no lugar de outras misturas de óleos selecionados, de acordo com uma equipe de pesquisadores americanos e canadenses. Os pesquisadores também descobriram que o consumo de certos óleos vegetais, pode ser uma maneira simples de reduzir o risco de síndrome metabólica, que afeta cerca de um em cada três adultos norte-americanos e um em cada cinco adultos canadenses.


"As gorduras monoinsaturadas nestes óleos vegetais aparecem para reduzir a gordura abdominal, o que pode diminuir os fatores de risco da síndrome metabólica", disse Penny Kris-Etherton, um dos autores do estudo.

No estudo randomizado, controlado, 121 participantes em situação de risco para a síndrome metabólica receberam um smoothie diário contendo 40 gramas de um dos cinco óleos estudados como parte de uma manutenção do peso saudável para o coração, dentro de uma dieta diária de 2.000 calorias. Os membros do grupo apresentavam cinco fatores de risco, caracterizados pelo aumento da gordura da barriga, baixo colesterol "bom" (HDL) e açúcar no sangue acima da média, pressão arterial e triglicerídeos que aumentam o risco de doença cardíaca, derrame e diabetes tipo 2. Os pesquisadores repetiram o processo com cada um dos óleos.

Os resultados foram apresentados na EPI/NPAM 2013 - Sessões Científicas da American Heart Association, em Nova Orleans.

Colunistas