Notícias Dicas


Simpósio Discute Aspectos da Síndrome Metabólica

Simpósio Discute Aspectos da Síndrome Metabólica

Por Paula Camila Rodrigues
4 de Março de 2008

O 3º Simpósio de Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da FMUSP acontece no dia 26 de abril de 2008, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo - SP.

“O objetivo principal deste evento é o tratamento (em particular, o tratamento farmacológico) dos diversos componentes da Síndrome Metabólica, cada vez mais freqüente entre os pacientes das diversas áreas da Medicina”, afirmam os Drs. Alfredo Halpern e Marcio Mancini (este último, presidente da ABESO). “Qualquer que seja a definição de Síndrome Metabólica, ela representa uma entidade importante, na qual se agregam várias doenças e fatores de risco, cuja resultante principal é o evento cardiovascular”, esclarecem os médicos.

Segundo os endocrinologistas, a Síndrome Metabólica e seus componentes (obesidade abdominal, disglicemia, hipertensão arterial e dislipidemia) são, hoje, as grandes determinantes de infarto do miocárdio, de nefropatia crônica, de hepatopatia crônica, de apnéia do sono, entre outras doenças cada vez mais prevalentes. Por isso, sua prevenção e tratamento são de fundamental importância.
Durante o Simpósio, os inscritos poderão assistir palestras de renomados especialistas sobre o assunto. Ao final de cada palestra, haverá discussões interativas entre todos os participantes do Simpósio e o público. Nessa oportunidade, serão abordados casos reais de pacientes com algumas peculiaridades que não estão incluídas na chamada "Medicina de Evidências”.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3812-4845, com Victor ou Katarine, das 9h às 17h.

 

Colunistas