Notícias Dicas


Risco de Tromboembolismo Aumenta com Sobrepeso e Obesidade

Risco de Tromboembolismo Aumenta com Sobrepeso e Obesidade

Risco de Tromboembolismo Aumenta com Sobrepeso e Obesidade
Por Beth Santos

Segundo estudo dinamarquês recentemente publicado na revista científica Circulation, o risco de tromboembolismo venoso aumenta, mesmo em pessoas de peso normal, com o acúmulo de gordura no abdômem ou nos quadris. Independentemente de onde esteja localizada, a obesidade também aumenta o risco da doença.

A pesquisadora Marianne Severinsen, uma das autoras da pesquisa, esclarece que esta relação foi encontrada em homens e mulheres. “Mas como a variação da circunferência abdominal é maior nos homens e a dos quadris é maior nas mulheres, o excesso de volume abdominal dá mais informações sobre o risco em homens e, nos quadris, nas mulheres”.

Segundo a Dra. Severinsen, até agora a importância da distribuição de gordura no risco do tromboembolismo não havia sido avaliada. Os pesquisadores afirmam que os resultados do estudo certamente ajudarão os médicos a melhorar a avaliação de risco, mas afirmam que outras pesquisas precisarão explicar o mecanismo por trás dessa associação.

Os pesquisadores dinamarqueses acompanharam por dez anos 27.178 homens e 29.876 mulheres, entre 50 e 64 anos, avaliando peso, IMC e circunferência abdominal e dos quadris.

Colunistas