Notícias Dicas


Risco de Obesidade Pode Dobrar em Bebês de Parto Cesariano

Risco de Obesidade Pode Dobrar em Bebês de Parto Cesariano

Risco de Obesidade Pode Dobrar em Bebês de Parto Cesariano

Cientistas americanos reafirmaram a teoria de que crianças nascidas por cesárea têm mais riscos de sofrer obesidade. A pesquisa acaba de ser publicada na revista Archives of Disease in Childhood. Estudo semelhante a este
foi feito, ano passado, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, comprovando que bebês que vêm ao mundo por cesariana apresentam 58% mais chances de se tornarem obesos na idade adulta.

Segundo os pesquisadores americanos do Boston Children´s Hospital, em Massachusetts, quando as crianças atingem os três anos de idade, o nível de obesidade é duas vezes maior entre as que nasceram por cesariana.

Motivo

O motivo, de acordo com os cientistas, é que a cirurgia possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como o alimento é digerido.

A pesquisa acompanhou 1.255 mulheres com seus bebês de 1999 a 2002. Após verificarem o peso dessas crianças na hora do nascimento e ao atingirem os três anos, constataram que, do grupo de nascidos por cesariana, 16% eram considerados obesos nessa faixa etária – mais que o dobro da taxa entre nascidos por parto normal: 7,5%.

Além disso, descobriram que mulheres que fizeram cesariana tinham propensão a pesarem mais do que as de parto normal. Tal característica poderia influenciar a obesidade de seus filhos.

Mesmo com esses resultados, o porta-voz do Royal College de obstetras e ginecologistas, Patrick O´Brien, considerou a amostra do estudo ainda é pequena, sendo necessário replicar esses resultados em um grupo maior de mulheres.

Leia Mais:
Bebês de Cesariana Têm Mais Propensão à Obesidade

Colunistas