Notícias Dicas


Reversão do Diabetes após Cirurgia Bariátrica

Reversão do Diabetes após Cirurgia Bariátrica

Reversão do Diabetes após Cirurgia Bariátrica
Por Beth Santos

Pesquisadores norte-americanos divulgaram estudo em que constataram que a cirurgia bariátrica diminui a necessidade de medicação em pacientes obesos com diabetes tipo 2.

Do total de 2.235 participantes da pesquisa, 85,5% usavam medicamentos para o diabetes antes da cirurgia. Seis meses após o procedimento cirúrgico, 74,7% já não tinha mais necessidade de medicação para controlar o diabetes. Passado um ano, este número aumentou para 80,6% e, ao final de dois anos, para 84,5%.

Os resultados encontrados pelo grupo de pesquisadores dos EUA são semelhantes aos que vem sendo verificados em pesquisas em andamento no Laboratório de Investigação Metabólica (LIMED) da Unicamp, SP, pela equipe do Dr. José Carlos Pareja.

O trabalho recém divulgado, realizado por especialistas da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, EUA, foi publicado na revista científica  Archives of Surgery.

Os autores do estudo comentaram, em comunicado à imprensa, que a não necessidade de controle medicamentoso para o diabetes “foi quase imediata nos meses seguintes à cirurgia e não se correlacionou com a perda de peso gradual esperada”. O fato, segundo eles, ampara a teoria de que a chamada reversão do diabetes não se deve apenas à perda de peso, mas seria mediada por hormônios gástricos como o peptídeo YY, o glucangon like peptide e o polipeptídeo pancreático.

Colunistas