Notícias Dicas


Recrutas Chegam ao Exército Cada Vez Mais Gordos

Recrutas Chegam ao Exército Cada Vez Mais Gordos

Recrutas Chegam ao Exército Cada Vez Mais Gordos

Jovens de 18 anos de idade, que pretendem entrar para as Forças Armadas, estão chegando ao Exército com excesso de gordura em níveis danosos ao organismo. A conclusão é de uma pesquisa, dirigida pelo cardiologista do Hospital do Coração (Hcor), Daniel Magnoni. Os dados mostram que, em 30 anos (1978 a 2008), o aumento das taxas de obesidade nesta população foi de 300%, saindo de 0,9% para atuais 2,8%.

De acordo com o levantamento, que também apontou a elevação no sobrepeso em 200% (de 6,8% para 15,5%), os recrutas brasileiros estão mais gordos e propensos a desencadearem doenças como diabetes e hipertensão.

O estudo foi realizado com cerca de 2 milhões de recrutas. Segundo o Dr. Magnoni, o resultado reflete uma situação preocupante em relação a uma parte da população jovem brasileira.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 31,6% das pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos estão com peso em desacordo com a altura. Este índice aumenta com o passar dos anos, chegando a 58,8% na população com mais de 60 anos.

Conforme informou a assessoria de imprensa do Exército, a tendência é que o excesso de peso dos recrutas seja revertido com o passar do tempo, já que é estabelecido um programa de treinamento gradativo para alcançar a homogeneidade da tropa.

Leia Mais
Maior IMC em Adolescentes Aumenta Risco
Polêmica em Pesquisa sobre Obesidade
Adolescentes Obesos com Hipertensão

Colunistas