Notícias Dicas


Recomendações Médicas

Recomendações Médicas

Pablo de Moraes
 
Um estudo feito por pesquisadores da California Polytechnic State University (Califórnia, EUA) concluiu que muitos médicos ainda precisam de orientação sobre os benefícios de uma perda de peso modesta e sobre as diferentes estratégias disponíveis para esse fim.

O artigo foi publicado no Journal of the American Board of Family Medicine, que entrevistou, via carta, 101 médicos, que classificaram as estratégias usadas por eles na perda de peso de seus pacientes. A pesquisa ainda quis saber o quanto experiências clínicas e pessoais e a literatura médica influenciariam nessas recomendações.
 
De acordo com os resultados, entre as medidas que os médicos não tendem a recomendar estão que os pacientes se pesem regularmente, anotem a ingestão de comida e diminuam o tempo gasto em frente à televisão. Eles ainda raramente recomendam medicamentos para perda de peso e substituição de refeições. 

A pesquisa concluiu, ainda, que os profissionais de saúde tendem a indicar o aumento da atividade física, a redução do consumo de fast foods e refrigerantes e a diminuição do tamanho das porções.

Nas entrevistas, os médicos também afirmaram que suas recomendações são baseadas mais em experiências clínicas do que na literatura médica ou experiência pessoal.

Colunistas