Notícias Dicas


Proteína Óssea Pode Ativar Queima de Gordura Corporal

Proteína Óssea Pode Ativar Queima de Gordura Corporal

Proteína Óssea Pode Ativar Queima de Gordura Corporal


Uma proteína óssea, também presente no cérebro, possibilita a queima de gordura do corpo. A descoberta acaba de ser feita por cientistas espanhóis e representa uma esperança para auxiliar na criação de medicamentos antiobesidade.


Pensava-se, até pouco tempo, que somente bebês e alguns mamíferos dispunham da chamada gordura marrom, capaz de aumentar o calor corporal e iniciar a queima de calorias. Porém, pesquisas recentes já demonstraram
que este tipo de tecido adiposo também está presente nos humanos adultos, assim como a gordura branca, que causa sobrepeso e obesidade.

Com a nova descoberta, mais um fator para a queima de gorduras vem ajudar nas pesquisas contra a obesidade.

Suplementos

Para realizar o estudo, os cientistas injetaram suplementos da proteína morfogenética óssea 8B (BMP8B) - substância ligada aos fatores de crescimento e responsáveis pela formação de ossos, cartilagens e tecidos conjuntivos - em ratos de laboratório.

Ao elevar os níveis desta proteína no hipotálamo cerebral dos ratos, os pesquisadores verificaram que isto era suficiente para aumentar bastante a temperatura corporal dos animais. Ou seja: a queima de gorduras, tal como faz a gordura marrom.

Além disso, constataram que os animais carentes de BMP8B eram obesos, mesmo com ingestão alimentar reduzida.

Realizado no Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Fisiopatologia da Obesidade e da Nutrição (CIBERobn), na Espanha, e dirigido pelos doutores Francesc Villarroya (Universidade de Barcelona) e Miguel López (Universidade de Santiago de Compostela), o estudo contou com a participação de cientistas de Iowa (Estados Unidos), Estocolmo (Suécia), e Cambridge (Reino Unido). O trabalho será publicado na edição de maio da revista “Cell”.

Leia Mais:

Gordura Ruim Pode Virar Boa

Colunistas