17 de março de 2010
  • compartilhar:

Por uma Alimentação mais Saudável

Por uma Alimentação mais Saudável
Por Beth Santos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou recentemente em seu site os primeiros quatro folhetos que pretendem estimular a população a consumir mais frutas, legumes e verduras. Estudos mostram que estes alimentos correspondem a apenas 2,3% das calorias totais ingeridas pela maioria dos brasileiros, o que é somente um terço da recomendação mínima diária (400 gramas de frutas e legumes) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O projeto da Embrapa de incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis vem sendo desenvolvido desde 2007, no Rio de Janeiro. Entre outras ações em empresas, escolas, creches – oficinas de culinária, palestras etc – foram desenvolvidos os seguintes folhetos: 12 passos para uma alimentação saudável; Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – estratégia de saúde da família; Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – Programa de alimentação escolar; Promover o consumo de frutas, legumes e verduras – Escolas e creches.

O primeiro livreto citado segue as diretrizes do Ministério da Saúde, orientando para o baixo consumo de sal e gordura, a redução do consumo de açúcar, o aumento do consumo de frutas legumes e verduras, a prática de atividades físicas etc.

Segundo a coordenadora do projeto, Virgínia Matta, os folhetos visam os agentes de saúde, professores, merendeiras, gestores das escolas e creches e a população em geral. A coordenadora informa que outras documentos serão divulgados até o final do ano, quando o projeto se encerra.


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO