Notícias Dicas


População da Terra Já Pesa 287 Milhões de Toneladas

População da Terra Já Pesa 287 Milhões de Toneladas

População da Terra Já Pesa 287 Milhões de Toneladas
Por Sandra Malafaia

Duzentos e oitenta e sete milhões de toneladas. Este é o peso da população da Terra. Em estudo dedicado à Rio+20, pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine mostraram que a epidemia da obesidade, que acomete diversos países, já transcende a saúde pública, afetando o equilíbrio do planeta.

De acordo com o estudo, desses 287 milhões de toneladas, 15 milhões se devem ao excesso de peso e 3,5 milhões à obesidade. A pesquisa também apontou os Estados Unidos como o país mais pesado da Terra, estando a maior parte do excesso de peso concentrada nos países ricos. Já a Coreia do Norte é o país mais leve, devido à fome.

Na 77ª posição na lista dos maiores índices de massa corporal do mundo (BMI, o indicador padrão para avaliar peso) está o Brasil. Ainda no estudo, elaborado em 2005, os brasileiros somam 3,10% das 287 milhões de toneladas, subindo para 4% no quesito “sobrepeso”.

Exagero

O exagero no consumo de alimentos, segundo a pesquisa, diminui a expectativa de vida dos indivíduos e associa-se a padrões insustentáveis de exploração dos recursos naturais. Tudo isso aliado a mudanças climáticas, à perda de biodiversidade e degradação ambiental.

Os pesquisadores também utilizaram dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e formularam uma tabela das nações mais gordas da Terra e seu índice de massa corporal em relação à distribuição da obesidade.

Assim, verificou-se que a Ásia, representante de 61% da população mundial, participa com apenas 13% do peso global. Um de seus países, a China, apesar de tão populosa, possui peso relativo por indivíduo muito menor nessa tabela. Outro país do mesmo continente, o Japão, foi destacado como o mais em forma do mundo, sendo que se todos tivessem o BMI dos japoneses, o peso total da humanidade reduziria em 5%.

O estudo foi publicado na revista científica “BMC Public Health”.

Veja, a seguir, a lista dos dez países mais pesados do mundo e a quantidade de adultos que eles concentram por tonelada. Em seguida, a escala dos dez mais leves:

Mais pesados:

·        Estados Unidos - 12,2
·        Kuwait - 12,9
·        Croácia - 13.1
·        Qatar - 13
·        Egito - 13.5
·        Emirados Árabes Unidos - 13,2
·        Trinidad e Tobago - 13.8
·        Argentina - 13.8
·        Grécia - 13.3
·        Bahrein - 13.6

Mais leves:

·        Coreia do Norte – 19
·        Camboja - 17.9
·        Burundi - 18.5
·        Nepal - 19.8
·        República Democrática do Congo - 18.7
·        Bangladesh - 20.2
·        Sri Lanka - 19.8
·        Etiópia - 18.9
·        Vietnã - 19.7
·        Eritreia - 19.2

Leia Mais:

Obesidade: Quem São os Responsáveis?

Colunistas