Notícias Dicas


Plano Deve Ser Lançado em Outubro

Plano Deve Ser Lançado em Outubro

Plano Deve Ser Lançado em Outubro
Por Beth Santos

O Governo Federal acaba de formar o comitê técnico que irá elaborar o Plano Intersetorial para Prevenção e Controle da Obesidade. O comitê foi criado através da Resolução n° 7, publicada no último dia 10 no Diário Oficial da União e assinada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, também presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Ficou estabelecido prazo até 10 de agosto para que o comitê elabore e apresente à Caisan o Plano Intersetorial. A ideia é que ele seja lançado em outubro, mês em que se comemora o Dia Mundial da Obesidade (11/10).

Além de representantes do MDS e dos ministérios da Saúde, da Educação e das Cidades, o comitê é formado também por membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde no Brasil.

Dilma Rousseff Anuncia Plano
Em entrevista publicada na edição de abril, número 50, da revista ABESO, a presidenta Dilma Rousseff anunciou “que deve ser lançado brevemente” pelo Ministério da Saúde o Plano Nacional de Redução da Obesidade. Na ocasião, ela explicou que se trata de “um plano com diversas abordagens, como o aumento da oferta de alimentos saudáveis, a promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física, estratégias de informação e comunicação, e controle e regulação de alimentos”.

Leia Mais
The Lancet Destaca Obesidade em Publicação sobre Saúde no Brasil
O Ministério da Saúde confirma: o número de obesos no país cresce a cada ano
Ministros da Saúde das Américas se comprometem a criar políticas públicas para reduzir a obesidade no continente

Colunistas