Notícias Dicas


Visão

Visão

Pessoas que emagrecem por meio de cirurgia são estigmatizadas, aponta estudo

Um estudo publicado no Obesity Journal mostrou os preconceitos sofridos por pessoas que emagrecem por meio da cirurgia bariátrica, sem outro fator de mudança de estilo de vida envolvido. A pesquisa também apontou para o benefício de munir as pessoas que passam por cirurgia de informações sobre as mudanças necessárias de estilo de vida, e como isso também reverte julgamentos negativos sobre ela.

Em um delineamento experimental, os participantes forneceram suas impressões iniciais a respeito de uma pessoa que foi obesa, antes de saber por que método ela havia perdido uma quantidade significativa de peso. As possibilidades eram: (1) dieta/ exercício, (2) a cirurgia, ou (3) cirurgia + dieta/exercício. Os participantes, em seguida, apresentaram suas impressões sobre esses indivíduos depois de saber a forma como ela tinha perdido peso.

Os resultados para o fator preguiça, competência e responsabilidade sobre a perda de peso foram os seguintes: a perda de peso por meio da somente da cirurgia foi avaliada mais negativamente, seguida pela perda de peso por meio de cirurgia + dieta/exercício. Sendo que a forma de emagrecer considerando apenas dieta/exercício (sem cirurgia) foi avaliada como menos preguiçosa, e a pessoa mais competente e mais responsável por sua perda de peso. 

O estudo analisou, ainda, que as diferenças de grupo nas avaliações alvo de preguiça/competência foram devido a percepções da responsabilidade pela perda de peso.

Os autores concluíram que a prestação de informações sobre as mudanças de estilo de vida necessárias para a perda de peso após a cirurgia bariátrica pode amortecer as avaliações negativas de pacientes que emagrecem por meio cirurgia. Esses resultados também destacam a importância do esforço percebido em julgamentos de indivíduos com obesidade, e mostra como as pessoas desconhecem os mecanismos envolvidos na obesidade, que muitas vezes precisa ser tratada com medicamentos e cirurgia. E apontam para a necessidade de se trabalhar a informação para mudar essa visão na sociedade.

Mais em >>> Obesity Journal 

Colunistas