Notícias Dicas


Pesquisa Mostra Relação entre Obesidade e Câncer de Cólon

Pesquisa Mostra Relação entre Obesidade e Câncer de Cólon

Pesquisa Mostra Relação entre Obesidade e Câncer de Cólon

Um importante mecanismo que associa a obesidade ao desenvolvimento do câncer de cólon foi descrito, de forma inédita, por um trabalho realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A pesquisa recebeu destaque na edição de setembro da revista Gastroenterology
.

De acordo com o professor da Unicamp, José Barreto Campello Carvalheira, orientador do estudo, a ligação entre a obesidade e os vários tipos de câncer é recente e a pesquisa correlaciona a inflamação crônica ao desenvolvimento de tumores colorretais.

Ele explica que as pessoas obesas estão predispostas a quase todos os tipos da doença e, particularmente em relação ao câncer colorretal, foram reportados, pela The American Cancer Society, cerca de 103 mil novos casos da doença, com 51 mil mortes a ela relacionadas, apenas neste ano de 2012, nos Estados Unidos.

O trabalho teve início há cinco anos. Segundo Marcelo Flores, primeiro autor do artigo e autor da tese de doutorado, as elevadas concentrações de insulina, assim como a inflamação crônica imposta pelas alterações do tecido adiposo frente à obesidade dos animais, foram definidos como possíveis mediadores da ligação entre a obesidade e o câncer.

Marcelo considera os resultados surpreendentes. “Esses dados são muito importantes porque provam as ligações fisiológicas e moleculares entre a obesidade e o câncer do cólon”, diz.

Leia Mais:
Obesidade Pode Piorar Condição de Cerca de 30% dos Cânceres

Colunistas