Notícias Dicas


Pesquisa Mostra Perda de Peso com Dieta Rica em Cálcio

Pesquisa Mostra Perda de Peso com Dieta Rica em Cálcio

Por Sandra Malafaia

Resultados de pesquisa, publicada em dissertação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mostram que restrição calórica com suplementação de cálcio pode fazer com que as medidas diminuam na região da cintura.

Realizado pela nutricionista Márcia Torres, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, o estudo dividiu os pacientes em dois grupos, ambos submetidos à dieta com restrição calórica.

O primeiro, foi orientado a seguir dieta pobre em cálcio, não podendo ingerir mais do que uma porção de leite e derivados ao dia. O segundo, a consumir três porções de cálcio ao dia.

Acompanhados durante quatro meses, os dois grupos tiveram queda da pressão arterial, melhora do perfil lipídico e redução dos níveis de glicose.

No entanto, nos integrantes do segundo grupo, submetido a uma dieta rica em cálcio, as melhoras foram potencializadas, embora não tenham ocorrido de maneira significativa.

Porém, na diferença de peso, eles obtiveram resultado bastante expressivo: dois quilos perdidos a mais. Além disso, houve maior diminuição de circunferência da cintura e de gordura corporal nesse segundo grupo.

Segundo a pesquisadora, o objetivo do estudo era descobrir as implicações de uma dieta rica em cálcio no organismo de pacientes obesos: “havia registros na literatura de populações que ingerem maior quantidade de cálcio que outras e que são mais magras. O que nós queríamos era constatar se quem ingeria mais cálcio realmente ia perder mais peso e se a suplementação de cálcio poderia ser uma aliada da restrição calórica”, afirma Márcia.

Fonte: Agência Uerj de Notícias

 

Colunistas