Notícias Dicas


Pesquisa Mostra Diferença no Ganho de Peso Entre os Sexos

Pesquisa Mostra Diferença no Ganho de Peso Entre os Sexos

Pesquisa Mostra Diferença no Ganho de Peso Entre os Sexos

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revela que mulheres tendem a ganhar mais peso durante o casamento, enquanto que os homens engordam após o divórcio. Os dados do estudo foram apresentados no Encontro Anual da Associação de Sociologia Norte-Americana, que ocorreu no último dia 22 de agosto, em Las Vegas.

Segundo Dmitry Tumin, autor principal da pesquisa, tanto o casamento quanto o divórcio podem acarretar aumento de peso, especialmente se o casal tiver mais de 30 anos de idade. Nos dois casos, os quilos a mais – adquiridos além da conta – podem causar riscos extremos à saúde.

De acordo com Zhenchao Qian, colega de Tumin e co-autor da pesquisa, os estudos anteriores sobre o assunto estabeleceram médias para as mudanças. Assim, os resultados mascaravam tanto os que perdiam peso, quanto os que engordavam muito.

Qual a Razão?

Os pesquisadores não se arriscaram a apontar um motivo para a diferença no ganho de peso entre os sexos, mas opinam que as mulheres casadas possuem mais tarefas em casa do que os homens. Dessa forma, têm menos tempo para se dedicarem a exercícios físicos. Já quanto aos homens, o descuido com a saúde se destaca após se divorciarem.

A pesquisa contou com dados do National Longitudinal Survey (NLS) sobre homens e mulheres na faixa etária entre 14 e 22 anos, em 1979. Eles foram acompanhados durante todos os anos até 1994 e, a partir daí, a cada dois anos.

Tumin e Qian escolheram 10.071 pessoas, catalogadas pelo NLS, entre 1986 e 2008, e determinaram o ganho de peso após dois anos do divórcio ou do início do casamento.

Foram descontados efeitos de mudanças na vida dos entrevistados, como gravidez, educação, pobreza e status socioeconômico. O resultado evidenciou o mesmo padrão: a tendência a engordar só aumenta depois dos 30 anos de idade, sendo para as mulheres sempre após o casamento e para os homens ao se divorciarem.

No entanto, segundo a Dra. Rosana Radominski, presidente da ABESO, no Brasil a situação é diferente. “Embora não tenhamos uma pesquisa séria nesse assunto, nossa experiência aponta que o homem tende a engordar, enquanto a mulher a se cuidar mais”, afirma.

Colunistas