Notícias Dicas


Pesquisa Confirma que Bisfenol Leva à Obesidade

Pesquisa Confirma que Bisfenol Leva à Obesidade

Pesquisa Confirma que Bisfenol Leva à Obesidade

A FDA (agência que controla alimentos e medicamentos nos EUA) já havia reconhecido quea presença da substância química bisfenol A (BPA) em revestimentos internos de latas de bebidas e alimentospoderia causar doenças, inclusive obesidade. Nova pesquisa, divulgada pelo Journal of The American Medical Association
(JAMA), não só confirma o fato, mas também mostra a quantidade do composto em testes de urina de 2.838 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade.

Realizada por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, a pesquisa verificou que, no grupo que possuía menor quantidade do composto, havia 10,3% de crianças e adolescentes obesos. Por outro lado, no grupo com maior quantidade, o número de obesos subiu para 22,3%.

O estudo ressaltou que esse aumento ocorre por que o bisfenol seria responsável pela proliferação do tecido adiposo. Além disso, associou a substância à infertilidade, endometriose, câncer e diabetes.

Desde o ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a fabricação e importação de mamadeiras que contenham bisfenol em sua composição.

Leia Mais:
Perturbadores Hormonais e a Sua Influência Sobre o Sistema Endócrino

Colunistas