Notícias Dicas


Paulistas: Alto Risco Cardiovascular

Paulistas: Alto Risco Cardiovascular

Paulistas: Alto Risco Cardiovascular
Por Beth Santos

Dados do primeiro Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular de São Paulo revelaram que cerca de três em quatro paulistas apresentam pelo menos três desses fatores de risco. Entre eles estão a obesidade, junto ao tabagismo, hipertensão, sedentarismo e estresse. O levantamento foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socespe).

Os participantes da avaliação responderam sobre hábitos alimentares, atividades físicas, níveis de estresse e possíveis práticas de orações ou meditação. Foram coletadas medidas de circunferência abdominal, pressão arterial, peso e altura.

Realizado nas cidades de São Paulo e Campinas em meados de 2009, o trabalho teve a participação de 97.502 pessoas, sendo 64.587 mulheres e 32.915 homens atendidos nas unidades básicas de saúde, hospitais e postos de saúde. O Mutirão revelou que 26,7% apresentam risco moderado de desenvolver doenças cardiovasculares e 39,5%, baixo risco - que podem levar a infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Entre a população masculina avaliada, 42,84% têm alto risco, 29,11% apresenta risco moderado e 33,24%, baixo risco. As mulheres apresentam números menos preocupantes: 29,11 estão na faixa de alto risco, 28,23% apresentam risco moderado e 42,66% têm baixo risco.

Para mais informações:
http://www.saude.sp.gov.br/content/crefricrut.mmp 


Fonte: Agência Fapesp

Colunistas