Notícias Dicas


OMS: Obesidade Mata 2,8 milhões por Ano

OMS: Obesidade Mata 2,8 milhões por Ano

OMS: Obesidade Mata 2,8 milhões por Ano

Divulgado nesta quarta-feira, 16/05/2012, o relatório “Estatísticas Mundiais de Saúde 2012”, da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. “Hoje, 12% da população mundial é considerada obesa”, disse o diretor do departamento de estatísticas da OMS, Ties Boerma.

O relatório 2012 mostra que no continente americano 26% dos adultos são obesos, sendo a região com maior incidência do problema. No extremo oposto está o Sudeste Asiático, com apenas 3% de obesos. Baseado em dados de 194 países, o departamento de estatísticas da OMS afirma que em todas as regiões do mundo a obesidade duplicou entre 1980 e 2008.

Os dados divulgados alertam, em síntese, para o aumento das doenças não contagiosas ligadas à obesidade: diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares. Elas representam 2/3 das mortes no mundo. O assunto será um dos principais a serem tratados na Assembléia Mundial de Saúde, que acontece de 21 a 26 de maio, em Genebra, Suíça.

Leia Mais
Um Panorama da Hipertensão e da Obesidade no Mundo

Colunistas