Notícias Dicas


Obesos Terão Melhor Acesso à Vacina Contra a Gripe

Obesos Terão Melhor Acesso à Vacina Contra a Gripe

Obesos Terão Melhor Acesso à Vacina Contra a Gripe

A partir de 2013, obesos mórbidos terão acesso facilitado à vacina contra a gripe pelo Ministério da Saúde (MS). A ação deve começar na próxima campanha contra o vírus influenza, no primeiro semestre do ano, com o objetivo de atender seis milhões de pessoas.

Segundo o MS, 35 mil postos de saúde da rede pública devem reforçar as doses. Além dos obesos, a vacina será facilitada para pessoas que fizeram transplantes de órgãos ou medula, com diabetes e aquelas com baixa resistência do sistema imunológico devido a doenças como HIV ou medicamentos.

Também terão prioridade indivíduos considerados mais vulneráveis, como os que têm problemas respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos e neurológicos crônicos ou ainda mulheres que deram à luz há menos de um mês e quem tem síndrome de Down.

Outros alvos tradicionalmente prioritários nas campanhas são crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, profissionais da saúde, presidiários e indígenas.

A vacina contra a gripe protege contra os três principais tipos de vírus que circularam no inverno no ano anterior – um deles é o da gripe suína (H1N1).

Este ano, a meta de vacinação desses grupos era de 80% e foi superada, chegando a 86,24%.

Geralmente nos meses de fevereiro e setembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece a composição das doses necessárias para os hemisférios Norte e Sul.

O principal sintoma da gripe é febre (mais de 38° C), tosse, fraqueza, dor de cabeça, de garganta e no corpo. A maioria dos casos se cura sozinha, mas pacientes com doenças crônicas podem necessitar de atendimento médico imediato.

Cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos diversas vezes ao dia, e proteger com o cotovelo ou um lenço descartável a própria tosse ou espirro são uma boa forma de prevenção, segundo o MS.

Leia Mais:
Começa Vacinação de Obesos Contra H1N1

Colunistas