Notícias Dicas


Obesos: Risco Maior de Câncer Renal

Obesos: Risco Maior de Câncer Renal

Obesos: Risco Maior de Câncer Renal
Por Beth Santos

Estudo publicado na edição de janeiro do British Journal of Urology International revela que o excesso de peso pode significar risco maior de desenvolver a forma mais comum de câncer renal, o carcinoma de células claras.

Após avaliarem 1600 pacientes com tumores nos rins, os pesquisadores do Departamento de Cirurgia do Memorial Sloan-Ketterin Cancer, de Nova Iorque, EUA, descobriram que os obesos apresentam uma probabilidade 48% maior de desenvolver câncer renal. Mais: cada ponto extra no Índice de Massa Corporal (IMC) pode aumentar o risco em 4%.

A pesquisa revelou que a obesidade está, de forma significativa, associada ao carcinoma renal de células claras: 38% dos pacientes com câncer renal eram obesos, subindo para 42% nos casos de carcinoma de células claras.

Embora os motivos dessa associação ainda não estejam claros, os pesquisadores norte-americanos tendem a acreditar que o aumento no risco de câncer renal acontece devido a alterações hormonais, hipertensão, redução da função imunológica ou diabetes nos pacientes obesos.

Colunistas