Notícias Dicas


Obesos não São Maioria entre Diabéticos

Obesos não São Maioria entre Diabéticos

Obesos não São Maioria entre Diabéticos
Por Beth Santos

Estudo apresentado esta semana durante congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em São Paulo, revelou que a maioria dos portadores de diabetes não são obesos: 67,6% dos pacientes ouvidos têm peso normal ou sobrepeso.

A pesquisa ouviu 1.275 diabéticos, na faixa etária dos 18 e 75 anos, em 11.528 domicílios em cinco regiões do país. Um dos coordenadores do trabalho é o presidente do congresso da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti.

A pesquisa revelou que, hoje, o diabetes atinge em torno de 11% da população brasileira (ou cerca de 21 milhões de pessoas), número superior ao encontrado em levantamento realizado em 1988 pela Sociedade Brasileira de Diabetes: 7,6%. O Dr. Berti comenta que o número atual está dentro do esperado, podendo inclusive ser maior. Segundo ele, ainda não está claro se este aumento da prevalência é devido ao crescimento do índice de obesidade nos últimos anos, ou nas duas últimas décadas, “ou se sempre foi assim e o diagnóstico está melhor”.

Outro Estudo
Em estudo realizado pela endocrinologista Marília Brito Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, e recentemente apresentado no Congresso Mundial de Diabetes, no Canadá, revelou-se que, entre os pacientes diabéticos avaliados, 35,4% eram obesos, 42% tinham sobrepeso e 22,6% apresentavam peso dentro dos padrões considerados adequados. O trabalho foi publicado na revista Diabetology & Metabolic Syndrome.

Colunistas