13 de novembro de 2009
  • compartilhar:

Obesos não São Maioria entre Diabéticos

Obesos não São Maioria entre Diabéticos
Por Beth Santos


Estudo apresentado esta semana durante congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em São Paulo, revelou que a maioria dos portadores de diabetes não são obesos: 67,6% dos pacientes ouvidos têm peso normal ou sobrepeso.

A pesquisa ouviu 1.275 diabéticos, na faixa etária dos 18 e 75 anos, em 11.528 domicílios em cinco regiões do país. Um dos coordenadores do trabalho é o presidente do congresso da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti.

A pesquisa revelou que, hoje, o diabetes atinge em torno de 11% da população brasileira (ou cerca de 21 milhões de pessoas), número superior ao encontrado em levantamento realizado em 1988 pela Sociedade Brasileira de Diabetes: 7,6%. O Dr. Berti comenta que o número atual está dentro do esperado, podendo inclusive ser maior. Segundo ele, ainda não está claro se este aumento da prevalência é devido ao crescimento do índice de obesidade nos últimos anos, ou nas duas últimas décadas, “ou se sempre foi assim e o diagnóstico está melhor”.

Outro Estudo
Em estudo realizado pela endocrinologista Marília Brito Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, e recentemente apresentado no Congresso Mundial de Diabetes, no Canadá, revelou-se que, entre os pacientes diabéticos avaliados, 35,4% eram obesos, 42% tinham sobrepeso e 22,6% apresentavam peso dentro dos padrões considerados adequados. O trabalho foi publicado na revista Diabetology & Metabolic Syndrome.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO