14 de julho de 2016
  • compartilhar:

Obesidade severa pode diminuir expectativa de vida em até 10 anos

Um estudo que acaba de ser publicado na revista médica The Lancet afirma que a obesidade severa pode diminuir a expectativa de vida em até 10 anos. E vai além: afirma que estar alguns quilos acima do peso também pode significar viver menos.

O trabalho foi considerado o maior conjunto de dados sobre excesso de peso e mortalidade já reunido: foram analisadas as informações de 10,6 milhões de pessoas de 239 grandes estudos realizados entre 1970 e 2015 de 32 países (América do Norte, Europa, Austrália, Nova Zelândia e no leste e no sul da Ásia)

A equipe dividiu a amostra em categorias de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC) – peso dividido pelo quadrado da altura – e comparou os números e as causas de morte em cada grupo.

Foram descartados os indivíduos fumantes e ex-fumantes, os que tinham doenças crônicas e pessoas que morreram nos primeiros cinco anos das pesquisas, a fim de descartar o impacto de outros riscos de mortalidade.

"Esse estudo mostra, definitivamente, que o excesso de peso e a obesidade estão associados a um risco de morte prematura", disse à AFP a líder da pesquisa, Emanuele Di Angelantonio, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Os pesquisadores descobriram que o risco de morrer antes dos 70 anos aumentou de 19% em homens com peso normal para 29,5% em homens moderadamente obesos. Entre as mulheres, esse risco aumentou de 11% para 14,6%.

Os riscos de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e câncer "aumentaram todos", disse a pesquisadora.

Se todas as pessoas com sobrepeso e obesidade tivessem níveis normais de IMC, isso evitaria uma em cada cinco mortes prematuras na América do Norte, uma em cada seis na Austrália e naNova Zelândia, uma em cada sete na Europa e uma em cada 20 no leste da Ásia, concluiu o estudo.

http://goo.gl/Sa8GSq

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO