06 de dezembro de 2010
  • compartilhar:

Obesidade Reduz Expectativa de Vida

Obesidade Reduz Expectativa de Vida
Por Beth Santos

A obesidade pode reduzir a expectativa de vida em até quatro anos entre os adultos e, mesmo para quem não fume e tenha boa saúde, o risco de morte pode subir 31% a cada cinco pontos de aumento no Índice de Massa Corporal (IMC). Considerados “estatisticamente significativos” pelos autores, estes são os principais resultados de pesquisa que acaba de ser publicada no New England Journal of Medicine.

Encabeçado por 22 Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, o trabalho avaliou dados de 1,46 milhões de adultos brancos, entre 19 e 84 anos (média de 58).

A pesquisa analisou 19 estudos de longo prazo e revela que, quando comparadas às pessoas com peso normal, aquelas que apresentam sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9) têm 13% mais risco de morte por diversas causas. Para os obesos, os riscos aumentam mais: 44% se o IMC estiver entre 30 e 34,9; chega a 88% para os que possuem IMC de 35 a 39,9; e alcança 251% se o IMC estiver entre 40 e 49,9.

Segundo os autores da pesquisa, “para os brancos não hispânicos, tanto o sobrepeso quanto a obesidade estão associados com aumento da mortalidade por todas as causas”. Eles afirmam que os resultados do trabalho revelaram que “houve mais de cinco vezes mais mortes entre os participantes nas maiores categorias de obesidade do que em estudos anteriores, porque a obesidade severa tem se tornado mais comum”.

Os pesquisadores alertam para o fato de que, ao lado da obesidade, as doenças crônicas e o tabagismo também têm um peso significativo sobre a saúde e sobre o risco de morte das pessoas.

Leia Mais
Expectativa de Vida É Menor em Pessoas com Obesidade
Expectativa Cai em 13 Anos para Pessoas Obesas

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO