Notícias Dicas


Obesidade Reduz Chances de Engravidar

Obesidade Reduz Chances de Engravidar

Um estudo realizado na Holanda identificou uma redução de 45% nas possibilidades de gravidez natural em mulheres obesas. Além da dificuldade de concepção natural, também se concluiu que o excesso de peso diminui ainda a eficácia das técnicas de reprodução assistidas.

Dr. Jan Willem van der Steeg, autor principal do trabalho, disse que o estudo mostra que as mulheres obesas, apesar de terem, de igual modo, ciclos regulares, têm menos probabilidade de engravidar.

Apesar de ainda ser uma hipótese, os investigadores apontaram a leptina como a responsável pela infertilidade. A quantidade desse hormônio aumenta proporcionalmente ao ganho de gordura corporal. Por isso, poderia intervir na produção de esteróides nos ovários e diminuir as possibilidades de fertilização.

Os participantes do estudo eram casais com problemas de fertilidade, mas que aparentemente não tinham problemas para desenvolver uma gravidez (as mulheres tinham a ovulação regular e os homens, um espermograma dentro dos padrões de normalidade). As três mil participantes tentavam engravidar há mais de um ano. Os investigadores analisaram dados como o IMC e os relacionaram às possibilidades de engravidar. O estudo foi realizado por pesquisadores de várias universidades holandesas, que mantêm estudos sobre infertilidade.

A pesquisa concluiu que as mulheres com IMC=35 reduzem em 26% as chances de desenvolver uma gravidez , em comparação às que têm IMC entre 21 e 29. Se o IMC for 40, as probabilidades se reduzem em 43%. Outra conclusão do estudo foi que para cada ponto de aumento do IMC, a probabilidade de engravidar se reduz em cerca de 5%.

Fonte: Diário Digital / Lusa

 

Colunistas