Notícias Dicas


Obesidade pode reduzir a vida em até 8 anos

Obesidade pode reduzir a vida em até 8 anos

A expectativa de vida pode ser reduzida em até oito anos devido à obesidade, que também pode levar adultos a perder até 19 anos de vida saudável, já que eleva o risco de diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Essas são as constatações de um estudo publicado na revista The Lancet Diabetes e Endocrinologia.

Jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos apresentaram as maiores perdas de anos de vida saudáveis devido à obesidade.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo analisaram dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) dos EUA, por meio da criação de um modelo de simulação de doença para estimar o risco de adultos com diferentes pesos corporais em desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

A partir disso, os pesquisadores então calcularam em que medida o excesso de peso e a obesidade podiam contribuir para a redução da expectativa de vida e influenciar a perda de anos de vida saudável em adultos americanos com idade entre 20 e 79 anos, em comparação com pessoas de peso normal.

Eles descobriram que as pessoas que estavam com sobrepeso (IMC 25-30 kg / m2) foram estimadas a perder até 3 anos de vida, dependendo da idade e do sexo. Para os indivíduos classificados como obesos (IMC 30-35 kg / m2), calcula-se a perda em até 6 anos de vida, e para as pessoas classificadas como muito obesas (IMC 35 kg / m2 ou mais), estima-se que a perda pode atingir até 8 anos de vida.

De acordo com o estudo, o excesso de peso teve maior impacto em anos de vida perdidos entre os jovens, e caiu com o aumento da idade.

Colunistas