Notícias Dicas


Obesidade Pode Estar Relacionada aos Primeiros Anos de Vida

Obesidade Pode Estar Relacionada aos Primeiros Anos de Vida

Uma pesquisa realizada na Europa, entre os anos de 2002 e 2006, aponta que a obesidade pode ter relação com o consumo de altos teores de proteínas nos primeiros anos de vida.

O estudo acompanhou os efeitos da alimentação em 990 crianças pelos dois primeiros anos de vida.

A pesquisa integra o Programa de Obesidade Infantil da União Européia e visa investigar a relação entre a nutrição na primeira infância e as suas conseqüências para a saúde futura.

O estudo comparou as crianças que se alimentaram de fórmulas infantis de alto teor protéico, com as que ingeriram baixos valores do nutriente. Além disso, também foi levado em consideração um grupo que só se alimentou de leite materno.

Os primeiros resultados mostram que as crianças que tiveram os melhores benefícios metabólicos e endócrinos foram aquelas alimentadas com leite materno ou com fórmulas infantis de baixo teor protéico. Elas também tiveram melhores índices de massa corporal.

Para os pesquisadores, os dados indicam que o aleitamento materno, o desenvolvimento da composição correta das fórmulas infantis e alimentação complementar adequada são ótimas formas de prevenção da obesidade.

 

Colunistas