27 de maio de 2015
  • compartilhar:

Obesidade na adolescência aumenta risco de câncer no intestino, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Hospital da Universidade de Orebro, na Suécia, acompanharam cerca de 240 mil homens suecos por 35 anos. E chegaram à conclusão de que adolescentes acima do peso têm o dobro do risco de desenvolver câncer no intestino no futuro. As chances são ainda mais altas para adolescentes obesos.

Os participantes do estudo tinham idades entre 16 e 20 anos quando a pesquisa começou.

O câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo, com cerca de 1,4 milhão de novos casos por ano. O consumo de carne vermelha processada e gordura abdominal já tinha sido ligado ao desenvolvimento da doença.

A grande maioria da população estudada tinha peso normal, mas 6,5% estavam acima do peso e 1% era obeso.

Houve 855 casos de câncer colorretal no estudo.

Os obesos tiveram 2,38 vezes mais chances de desenvolver tumor no intestino.

"O final da adolescência marca a transição da infância para a idade adulta e é um período de crescimento acelerado, principalmente entre homens, então esse período pode representar uma janela crítica", diz o estudo.

"É importante que entendamos o papel da infância e da adolescência no desenvolvimento de câncer colorretal."

"A forte associação observada entre obesidade na adolescência e câncer colorretal na passagem para a meia idade e o aumento da prevalência de obesidade na adolescência pode lançar luz sobre o crescimento da incidência de câncer colorretal entre adultos", adicionou.

Rachel Thompson, do Fundo Mundial para Pesquisas sobre Câncer, disse que os indícios sugerem que a obesidade é um fator de risco para câncer de intestino.

"A descoberta é interessante porque dá uma indicação que o câncer de intestino pode estar associado ao estilo de vida ao longo da vida."

Clique aqui para acessar o estudo completo.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO