Notícias Dicas


Obesidade Infantil: Tratamento Gratuito

Obesidade Infantil: Tratamento Gratuito

Obesidade Infantil: Tratamento Gratuito
Por Beth Santos

A população de São Paulo, especialmente a da Zona Leste, já pode contar com tratamento gratuito para obesidade infantil, voltado para a faixa etária de 0 a 16 anos. O programa está em funcionamento no recém criado Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade  Cidade de São Paulo (Unicid), dentro do Laboratório de Análises Clínicas, no campus do Tatuapé.

Uma equipe multidisciplinar oferece aos pacientes um tratamento completo, que tem início com entrevistas sobre hábitos alimentares da família, prática de atividades físicas, eventuais doenças associadas ao excesso de peso (diabetes, hipertensão etc) e rotina familiar.

A seguir, os pacientes são submetidos a exames físicos e laboratoriais completos. Um gráfico padronizado é elaborado, mensurando o grau de obesidade. Finalmente, um cardápio individualizado é montado para uso dos pequenos pacientes.

Reeducação Alimentar
“Tentamos reduzir a alimentação lentamente para  que se obtenha uma reeducação alimentar, mostrando a importância de se alimentar de tudo, mas em menores quantidades”, comenta a pediatra Rita de Cássia Soares. Segundo a especialista, é importante cuidar da alimentação desde as primeiras fases da vida. “Uma criança gorda tem mais chances de se tornar um adulto obeso e desenvolver no futuro problemas ligados à obesidade, como doenças cardiovasculares”, explica.

O programa de tratamento gratuito acontece o ano todo, sem interrupções. Os interessados devem se informar pelo telefone (11) 2178-1240. As consultas são oferecidas de segunda a quarta-feira, das 13h30 às 16h30.

Leia Mais:
SP: 25% dos Jovens Acima do Peso
Crianças e Sobrepeso: Cada Vez Mais Cedo
Metade dos Brasileiros Adultos Tem Sobrepeso
 

Colunistas