Notícias Dicas


Obesidade Infantil no Brasil Avança para Índice dos EUA

Obesidade Infantil no Brasil Avança para Índice dos EUA

Por Sandra Malafaia
14 de março de 2008.

Pesquisa, realizada recentemente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mostra que o índice de obesidade infantil dos brasileiros vem se aproximando dos níveis encontrados nos Estados Unidos, onde 15% dos adolescentes estão obesos. A prevalência encontrada foi de 11,7%. Ainda segundo o estudo, três em cada dez jovens, de 10 a 19 anos, já estão acima do peso.

A pesquisa, realizada pelo Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da universidade, analisou questionários aplicados a uma amostra de 260 alunos da Escola Madrid, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, RJ.

E, embora as estatísticas americana e brasileira tenham utilizado metodologias diferentes, os pesquisadores consideram que os números - 15% nos EUA e 11,7% encontrado na pesquisa da Uerj -tendem a se igualar. Destes últimos, 14,6% são do sexo masculino, restando 8,4% para as meninas. Já o total de adolescentes acima do peso foi de 27,3%.

Para classificar os indivíduos nas categorias de baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade a pesquisa usou o Índice de Massa Corporal (IMC). Levando-se em conta que os jovens ainda estão em fase de crescimento, o critério adotado para o sobrepeso foi o da Organização Mundial de Saúde.

Assim, os adolescentes acima do porcentil 95 foram considerados obesos. Já os localizados na faixa entre 85 e 95 estão com sobrepeso.

 

Colunistas