Notícias Dicas


Custos

Custos

De acordo com a estimativa mais recente do Centro para o Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos, mais de um terço das crianças e adolescentes do país estão com sobrepeso ou obesos. Este crescimento também acerreta em aumento de custos da saúde. Segundo um levantamento, realizado por pesquisadores em Singapura e publicado em abril na revista Pediatrics, a estimativa é que o custo per capita da obesidade infantil seja de 19 mil dólares a mais do que os custos de vida para as crianças com peso normal.


"Reduzir a obesidade infantil é uma prioridade de saúde pública que apresentam benefícios substanciais de saúde e econômicos", consideram os responsáveis pelo levantamento. Os pesquisadores lembram que investir na prevenção da obesidade infantil é também prevenir a obesidade na fase adulta, com redução significativa nos custos de tratamento.

De forma alarmante, quando a equipe multiplicou o valor de 19 mil dólares pelo número de obesos com 10 anos nos EUA, os pesquisadores descobriram que os custos somente nesta faixa etária chegou a cerca de US$ 14 bilhões.

Não se trata, logicamente, apenas de custos financeiros. A obesidade está associada a uma série de doenças, desde doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 até a alguns tipos de câncer, tornando-se um importante problema de saúde para a população.

Mais em >>> Pediatrics 

Colunistas