Notícias Dicas


Obesidade Infantil Aumenta em Países Pobres

Obesidade Infantil Aumenta em Países Pobres

Obesidade Infantil Aumenta em Países Pobres
Por Beth Santos

Durante reunião de seu Comitê de Especialistas em Nutrição, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que, no continente africano, o número de crianças com sobrepeso saltou de 4 milhões, em 1990, para 13,5 milhões, em 2010. O problema já atinge 8,5% da população com até cinco anos de idade.

Na Ásia, no mesmo período, as porcentagens passaram de 3,2% para 4,9%. As principais causas apontadas são: alimentação hipercalórica, causada pelo maior consumo de alimentos industrializados; aumento do sedentarismo e crescente abandono da amamentação.

Francesco Branca, membro do comitê da OMS, explicou que “a razão pela qual as crianças se tornam obesas é que são menos ativas e os alimentos que consomem superam suas necessidades calóricas. Constatamos que nos países emergentes aumentou a oferta de alimentos industrializados que, geralmente, contêm mais açúcares e gorduras”.

Os especialistas reunidos em Genebra, Suíça, ressaltaram que, a esta mudança nos hábitos alimentares, soma-se uma queda do aleitamento materno nos países em desenvolvimento. Aliada a uma alimentação insuficiente das mães, forma um preocupante perfil de risco para estas crianças.

Leia Mais
Crianças com Sono Insatisfatório Têm Mais Risco de Desenvolver Sobrepeso
Crianças e Sobrepeso: Cada Vez Mais Cedo
Obesidade Precoce
Diagnóstico da Obesidade Infantil

Colunistas