08 de junho de 2008
  • compartilhar:

Obesidade Foi um dos Destaques no Encontro da ADA

Cristina Dissat, de São Francisco (EUA)*


A American Diabetes Association reuniu, entre os dias 6 e 10 de junho, cerca de 15 mil profissionais de saúde para o evento anual – 68th Scientific Session – no Moscone Center, em São Francisco, EUA.

O interesse que o diabetes e suas complicações vem despertando atrai um número cada vez maior de participantes ao evento. Este ano, a delegação brasileira foi muito significativa, com mais de 500 especialistas presentes. Era comum ouvir trocas de informações em português pelos corredores do congresso.

Estiveram presentes o Dr. João Eduardo Salles, coordenador do site da ABESO; Dr. Josivan Lima e Dr. Bruno Geloneze, respectivamente editor e co-editor da revista da Sociedade.

A obesidade foi tema de alguns simpósios e, no dia-a-dia do congresso, algumas questões foram observadas. O Dr. João Eduardo comentou que era comum ver os especialistas utilizando somente as escadas rolantes, ao invés de se exercitarem um pouco, subindo alguns degraus.

Na rua, um grupo vestia camisetas estampadas com o percentual de probabilidade de desenvolver diabetes, de acordo com o peso corporal de cada um.

A imprensa americana deu um enorme espaço às notícias relacionadas ao diabetes. Até os hotéis oficiais tinham canais especiais para transmissão de reportagens e entrevistas com temas discutidos durante o dia.

Hormônios e Obesidade

Uma mesa de debates chamou a atenção dos especialistas: a que abordou a questão hormonal e sua ligação com a obesidade. A pesquisadora americana, Dra. Zofia Zukowska, mostrou a existência de forte relação do estresse com o hormônio que aumenta o apetite: neuropeptideo y. Na apresentação ela mencionou que, quanto mais estresse, maior a secreção de adrenalina. Depois de metabolizada, se transforma em outro hormônio ativo, que aumenta o estoque de gordura. Ou seja, além de elevar o ganho de peso e a fome, o estresse também provoca o crescimento da célula gordurosa.

Um processo semelhante foi mencionado na palestra de Peter Arner, mostrando que o estresse também aumenta a quantidade de glicorticóide, provocando fome e estimulando a produção de insulina, que também induz a mais apetite. O Dr. João Eduardo, que assistiu a apresentação, enfatizou que viver em um ambiente de muito estresse é favorecer o aumento de peso e, possivelmente, a obesidade.

Novo Gene

A regulação do hormônio do apetite foi abordada pelo Dr. Stephen R. Bloom. O especialista sueco falou sobre um novo gene da obesidade, mostrando que os indivíduos que tem esse desenho genético queimam gordura com mais facilidade. A ausência dele provoca exatamente o efeito oposto, acumulando gordura.

Dois momentos interessantes foram destacados pelo coordenador do site da ABESO. Um deles foi o impacto de uma foto de um paciente com excesso de pele, ocasionado por uma enorme perda de peso. O Dr. João Eduardo lembrou que a retirada é extremamente perigosa, porque pode haver perda de tecido gorduroso, favorecendo a embolia. “A solução é a realização de diversas cirurgias plásticas, que reduzem gradativamente a quantidade de pele”, disse o especialista brasileiro.

Outro destaque foi um trabalho deste ano, mostrando que a quantidade de gordura permanece a mesma durante toda a vida. O indivíduo a adquire na juventude e assim se mantêm. No trabalho, a quantidade de carbono 14, liberado quando ocorreu a explosão atômica, se modificou. As pessoas que nasceram entre 65 e 75 tiveram mais acúmulo com implicação na célula adiposa. O estudo está em desenvolvimento.

Trabalho em Conjunto

Membros da ABESO, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia dividiram experiências durante todo o congresso. Além disso, participaram de uma atividade promovida pela SBEM e SBD no primeiro dia do ADA 2008. Outros detalhes de debates e novidades do congresso estão também disponíveis no
www.endocrino.org.br e www.diabetes.org.br 


Presença da ABESO

Vários membros da ABESO estiveram presentes no congresso, acompanhando a maratona de palestras. Circulando nas palestras e nos corredores do Moscone Center, em San Francisco, os doutores: João Eduardo Salles, Josivan Lima e Bruno Geloneze.
















   
Dr. João Eduardo Salles   Dr. Josivan Lima   Dr. Bruno Geloneze


* A jornalista viajou a convite da AC Farmacêutica


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO