Notícias Dicas


Obesidade e Flora Intestinal

Obesidade e Flora Intestinal

Obesidade e Flora Intestinal
Por Paula Camila Rodrigues

O trabalho “Interplay Between Weight Loss and Gut Microbiota Composition in Overweight Adolescents” foi publicado na revista Obesity, da The Obesity Society. O objetivo do estudo foi determinar a influência de um programa de tratamento de obesidade na flora intestinal e no peso de adolescentes com sobrepeso.

O estudo foi realizado com 36 adolescentes com sobrepeso, que passaram por um tratamento durante 10 semanas. Durante esse tempo, foi reduzida a ingestão de calorias e aumentada a prática de atividades físicas.

Foram percebidas diferenças na resposta dos adolescentes ao tratamento. A maioria teve perda de peso de mais de quatro quilos durante e após o tratamento, enquanto um grupo menor perdeu menos de dois quilos.

Os pesquisadores acreditam que as diferenças de resposta podem estar relacionadas à microbiota intestinal dos participantes do estudo. O grupo com maior perda de peso apresentou uma maior proporção de bacteróides e menor de clostrídios do que o outro.

As descobertas também indicam que a restrição calórica e a atividade física têm impacto na composição da flora intestinal relacionada à perda de peso. Segundo o grupo de pesquisa, essa perda também parece ser influenciada pela microbiota de cada participante.

Colunistas