Notícias Dicas


Obesidade e diabetes

Obesidade e diabetes

Obesidade e Diabetes Entre os Principais Temas do ICE 2008
Cintia S. Castro
5 de novembro de 2008

Começa, no dia 8 de novembro, o International Congress of Endocrinology, o ICE 2008. Pela primeira vez, o congresso internacional de endocrinologia será realizado no Brasil. O evento dura quatro dias, além das sessões de pré-congresso do dia 8, e tem como sede o Centro de Convenções Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.
Mais de 250 palestrantes, de vários países, vão expor trabalhos inéditos sobre temas como diabetes e obesidade, neuroendocrinologia, endocrinologia reprodutiva e adrenal. Já são cerca de 7 mil inscritos.

No primeiro dia da programação científica, 9 de novembro, haverá duas conferências pela manhã: “Mitocôndria e Diabetes” e “O que Funciona para o Diabetes e Prevenção à Obesidade em Saúde Pública”, de 9h30 às 11h, com profissionais europeus, norte-americanos e chineses. À tarde, médicos como o italiano Uberto Pagotto vão apresentar trabalhos sobre novas modalidades para o tratamento de obesidade e diabetes.

No dia 10, segunda-feira, os temas das apresentações serão “Administração do Paciente com Diabetes”, “Resultados de Estudos sobre Diabetes” e “Vida e Morte da Célula Beta”. Neste dia terão a fala Steve Kahn (Estados Unidos) e Greet Van den Berghe (Bélgica), entre outros.

No terceiro dia do ICE, cientistas, como o indiano Ranjan Yajnik, vão falar sobre a “Emergência da Epidemia Pediátrica do Diabetes Tipo 2”. Outra conferência sobre “Diabetes Tipo 2 e Hormônios” reunirá três médicos, entre eles o alemão Michael Nauck.

A última jornada do evento, dia 12, terá conferências sobre retículo endoplásmico relacionado ao diabetes e à obesidade; terapias para diabetes; e obesidade visceral e co-morbidade.

Registros no Local

O período de inscrições prévias já foi encerrado, mas os interessados poderão efetuar seu registro no local do evento. No caso de dúvidas, entrar em contato com a JZ Congressos pelo e-mail (regsitration@jz.com.br) ou telefone (21 2266-9150).
O inglês é a língua oficial do ICE 2008.

A programação completa, assim como os currículos dos cientistas convidados, podem ser acessados no site oficial do evento (http://www.ice2008rio.com/).

Colunistas