Notícias Dicas


Obesidade Custa US147 Bilhões ao Ano aos EUA

Obesidade Custa US147 Bilhões ao Ano aos EUA

Obesidade Custa US147 Bilhões ao Ano aos EUA
Por Beth Santos

Estudo que analisou despesas médicas dos norte-americanos entre 1998 e 2006 revela que as doenças provocadas pela obesidade representam atualmente 9,1% de todos estes gastos nos EUA – ou cerca de 147 bilhões de dólares. Em 1998, equivalia a 6,5%. O trabalho revelou ainda que os obesos gastam com saúde 40% a mais do que as pessoas com peso considerado dentro da normalidade.

A pesquisa, recém publicada na revista científica Health Affairs, consumiu oito anos de trabalho e foi realizada pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC), pela ONG RTI International e pela Agência para a Pesquisa e Qualidade do Atendimento à Saúde.

Os pesquisadores concluíram que a taxa de obesidade naquele país aumentou 37% no período estudado, o que provocou um aumento de 89% nos gastos com tratamentos de doenças como diabetes, problemas cardíacas etc, causadas pela obesidade.

Esforço Coletivo
O Diretor do CDC/EUA, Thomas Frieden, disse que “é fundamental que tomemos medidas efetivas para conter e reduzir o enorme ônus da obesidade para a nossa nação”. Segundo ele, a reversão do problema não será feita com sucesso com um esforço individual, mas sim coletivo.

Colunistas